Regulamento 2023

Torneio Integração AABB / SOCAPO
Edição 2023

REGRAS BÁSICAS

         As regras gerais serão definidas pela arbitragem, levando-se em consideração as normas oficiais, com exceção dos aspectos definidos pela Comissão Organizadora e abaixo relacionados:
a)      LATERAL: Arremesso com a mão;
b)      TEMPO: 20 (vinte) minutos cada lado, com tempo técnico de 01(um) minuto por tempo e por equipe. Intervalo entre os tempos de jogo de 03(três) minutos;
c)       SUBSTITUIÇÕES: Livres, devendo ocorrer no meio de campo e primeiro o jogador substituído sai e o substituto entra. Não é necessária a autorização da arbitragem, porém é necessário comunicar à mesa para que essa possa marcar o tempo de jogo do atleta substituto;
d)      SUBSTITUIÇÕES OBRIGATÓRIAS: Todo o jogador que estiver fardado no banco de reservas, obrigatoriamente deverá jogar, no mínimo, 05 (cinco) minutos corridos, POR TEMPO DE JOGO, sob pena de o time infrator perder 01(um) ponto por atleta que não jogar;
e)      CARTÕES: Regras normais. No caso do CARTÃO VERMELHO, o atleta ao levar o primeiro cartão referido, suspensão de 1 partida. Caso o ato se repita em partidas seguintes, ao levar o segundo cartão vermelho, o referido atleta será suspenso por 2 partidas consecutivas. O cartão AZUL será aplicado de acordo com a arbitragem, expulsará o jogador apenas do jogo em andamento, podendo o mesmo ser substituído, após decorridos 5 (cinco) minutos do ato da expulsão, por atleta reserva. Na reincidência do CARTÃO AZUL, automaticamente terá 1 partida de suspenção. Não haverá necessidade de o jogador ter cartão amarelo para receber o Azul;
§ O atleta expulso em uma partida estará automaticamente fora da próxima partida e após será julgado pela Junta Disciplinar (JD) da Competição.
§ Atleta com 2 (dois) cartões amarelos, deverá cumprir suspensão automática de um jogo, sendo que esta suspensão será o jogo seguinte ao que recebeu o segundo cartão amarelo.
f)       FALTAS: Após 05 (cinco) faltas coletivas da equipe, as próximas serão cobradas em tiro livre direto sem barreira contra si. Se forem cometidas no campo de ataque da equipe adversária, serão cobradas no local da falta, pelo jogador que sofreu a mesma.  Se forem cometidas no campo de defesa da equipe adversária, serão cobradas na extremidade da linha do círculo central no campo de ataque. Serão 05 (cinco) faltas, por tempo e coletivas. Se o mesmo jogador cometer 05 (cinco) faltas no jogo, deverá ser substituído.
g)      TOLERÂNCIA: Haverá uma tolerância máxima de 15 (quinze) minutos para o início dos jogos. Decorrido este prazo, será declarado WO, com vitória de 10 x 0, para a equipe em condições de jogo.
h)      W O: Considera-se WO quando uma das equipes não possuir um número mínimo de 05 (cinco) atletas para iniciar o jogo, respeitando-se o tempo de tolerância citado no item "g".  Os atletas que posteriormente e durante o jogo se apresentarem poderão jogar normalmente, necessitando se apresentar na mesa coordenadora.
i)        WO - PUNIÇÕES: Em caso de WO, os atletas ausentes da equipe perdedora terão prazo até a próxima rodada para apresentarem, por escrito, justificativa da ausência, devidamente fundamentada, sob pena, da não apresentação, de serem excluídos, automaticamente do próximo torneio, tanto para o futebol sete quanto para o vôlei.
j)        DOS CLASSIFICADOS: As 6 (seis) equipes jogarão todas contra todas em turno único. Classificam-se os quatro primeiros colocados diretamente para a semifinal, onde o primeiro colocado enfrentará o quarto colocado, e o segundo colocado enfrentará o terceiro colocado. As duas equipes vencedoras garantem as outras duas vagas para a semifinal. As equipes que vencerem disputarão o título, as equipes que perderem disputarão a terceira e quarta colocação. Haverá premiação para goleador do campeonato e também para o goleiro e/ou a defesa que sofrer menos gols.
k)      DOS CRITÉRIOS DE DESEMPATE: Serão obedecidos os seguintes critérios de classificação e desempate:
01) Saldo de Pontos
02) Maior número de vitórias
03) Menor número de gols sofridos
04) Maior número de gols pró
05) Menor número de cartões vermelhos e amarelos
06) Confronto direto
07) Sorteio.
l)        CASOS OMISSOS: Os casos omissos a estas premissas e as normas oficiais, serão resolvidos e publicados pela Comissão Disciplinar, que tem autonomia e soberania reconhecida para tal.
m)    Torna-se veículo oficial de divulgação o Blog do Certame, no seguinte endereço virtual: http://torneioaabbsocapo.blogspot.com.br. Toda e qualquer informação a respeito do torneio será publicado neste espaço.

Comissão Organizadora Central