Regulamento



Torneio Integração AABB / SOCAPO
Edição 2018

REGRAS BÁSICAS

         As regras gerais serão definidas pela arbitragem, levando-se em consideração as normas oficiais, com exceção dos aspectos definidos pela Comissão Organizadora e abaixo relacionados:

a)      LATERAL:         Arremesso com a mão;

b)      TEMPO:    20 (vinte) minutos cada lado, com tempo técnico de 01(um) minuto por tempo e por equipe. Intervalo entre os tempos de jogo de 03(três) minutos;

c)      SUBSTITUIÇÕES: Livres, devendo ocorrer no meio de campo e primeiro o jogador substituído sai e o substituto entra. Não é necessária a autorização da arbitragem, porém é necessário comunicar à mesa para que essa possa marcar o tempo de jogo do atleta substituto;

d)      SUBSTITUIÇÕES OBRIGATÓRIAS: Todo o jogador que estiver fardado no banco de reservas, obrigatoriamente, deverá jogar, no mínimo, 03 minutos corridos, POR TEMPO, sob pena de o time infrator perder  01(um) ponto por atleta que não jogar;

e)      CARTÕES: Regras normais, com exceção do cartão AZUL, que será aplicado de acordo com a arbitragem, expulsará o jogador apenas do jogo em andamento, podendo o mesmo ser substituído, após decorridos 5(cinco) minutos corridos do ato da expulsão, por atleta reserva. Não haverá necessidade do jogador ter cartão amarelo para receber o Azul;

f)       FALTAS: Após 05 (cinco) faltas coletivas da equipe, as próximas serão cobradas em tiro livre direto sem barreira contra si. Se forem cometidas no campo de ataque da equipe adversária, serão cobradas no local da falta, pelo jogador que sofreu a mesma.  Se forem cometidas no campo de defesa da equipe adversária, serão cobradas na extremidade da linha do circulo central no campo de ataque. Serão 05 (cinco) faltas, por tempo e coletivas. Se o mesmo jogador cometer 05 (cinco) faltas no jogo, deverá ser substituído.

g)      TOLERÂNCIA: Haverá uma tolerância máxima de 15 (quinze) minutos para o início dos jogos. Decorrido este prazo, será declarado WO, com vitória de 10 x 0, para a equipe em condições de jogo.

h)      W O: Considera-se WO quando uma das equipes não possuir um número mínimo de 05 cinco) atletas para iniciar o jogo, respeitando-se o tempo de tolerância citado no item "g".  Os atletas que posteriormente e durante o jogo se apresentarem poderão jogar normalmente.

I)   WO - PUNIÇÕES: Em caso de WO, os atletas ausentes da equipe perdedora, terão prazo até a próxima rodada para apresentarem, por escrito, justificativa da ausência, devidamente fundamentada, sob pena, da não apresentação, de serem excluídos, automaticamente, do próximo torneio.

j)         DOS CLASSIFICADOS:  Os 8 (oito) times jogarão todos contra todos em turno único. Classificam-se os dois primeiros colocados diretamente para a semifinal, do terceiro ao sexto disputarão a repescagem, em cruzamentos onde o terceiro enfrenta o sexto colocado e o quarto enfrenta o quinto colocado. As duas equipes vencedoras garante as outras duas vagas para a semifinal. A. As equipes que vencerem disputarão o título, as equipes que perderem disputarão a terceira e quarta colocação. Haverá premiação até o terceiro lugar.

k)      DOS CRITÉRIOS DE DESEMPATE: Serão obedecidos os seguintes critérios de classificação e desempate:

01)  Saldo de Pontos
02)  Maior número de vitórias
03)  Menor número de gols sofridos
04)  Maior número de gols pró
05)  Confronto direto
06)  Sorteio.

l)       CASOS OMISSOS: Os casos omissos a estas premissas e as normas oficiais, serão resolvidos e publicados pela Comissão  Organizadora, que tem autonomia e soberania reconhecida para tal.

m)     Torna-se veículo oficial de divulgação o Blog do Certame, no seguinte endereço virtual: http://torneioaabbsocapo.blogspot.com.br. Toda e qualquer informação a respeito do torneio será publicado neste espaço.

                            Comissão Organizadora Central

Aurélio Diovani Gomes                          Felipe José dos Santos
Sadi Lopes da Silva                               Carlos Eduardo Machado  
Telmo Trevisan                                     Volnei A. Splendor
Roberto Zimermann